top of page
  • Foto do escritorValeska Petek

Perfil S do DISC: o que significa e o que fazer com o resultado do seu teste


Em um mundo com mudanças cada vez mais rápidas, todos nós acabamos aprendendo a ser mais dinâmicos. Adaptamos desde nossas agendas pelas reuniões remarcadas, até o planejamento de marketing (quase em tempo real) de acordo com as vendas de um produto. Nesse contexto, profissionais com um perfil mais ativo têm vantagem - podem se sentir até mais estimulados por uma rotina menos estruturada.


Por outro lado, pessoas que são fãs de planejamento também têm muito a contribuir nesse contexto cheio de mudanças: o estabelecimento um cronograma não significa necessariamente que não seria possível fazer ajustes nele - afinal, diante de novas informações, é necessário nos adaptar. O ponto forte desses profissionais é trazer ordem a um contexto mais imprevisível.


Nossa tendência a nos comportamos de modo mais metódico ou flexível pode ser explicada por meio da análise do nosso perfil. Com um teste oficial, temos dados confiáveis sobre (1) nosso comportamento preferido, (2) a forma como nosso ambiente de trabalho atual tem nos influenciado e até (3) como reagimos sob pressão. Ter acesso a esse conhecimento é fundamental para tomarmos melhores decisões de carreira.


Neste artigo vamos falar sobre a terceira das quatro letras consideradas pela metodologia DISC, entendendo as características e oportunidades para quem tem uma Estabilidade mais (ou menos) intensa.


O QUE SIGNIFICA SE MEU RESULTADO DEU UM S "ALTO"?


A palavra "alto" nesse contexto não se trata de algo positivo ou negativo. Ela apenas traduz o fato de que, no gráfico, há uma linha do meio e o ponto está localizado acima dela. Caso o seu resultado indique um S mais intenso, é possível que você se identifique com adjetivos como esses:


Amável, Bom ouvinte, Metódico, Organizado... entre outros.

Geralmente pessoas com essa característica tendem a se motivar ao atuarem com planejamento. Será que um "alto" S se daria bem em um cargo como o de Médico, por exemplo? Depende, se as atividades forem voltadas, em sua maioria, a realizar o atendimento de pacientes em uma consulta (ouvindo, observando e investigando pontos importantes) a fim de realizar um diagnóstico e orientar sobre um tratamento, as chances são grandes.



Dica importante: se você tem um perfil como esse, pode ser que ambientes de trabalho sem muita rotina te desmotivem (claro que todos nós nos sentimos incomodados com um excesso de imprevistos e mudanças de prioridades, mas para esse perfil isso é especialmente importante). Vale guardar essa informação ao pensar em mudanças na carreira: afinal, se o próximo cargo e/ou empresa forem parecidos com o anterior, a insatisfação vai te acompanhar por lá também.


O QUE SIGNIFICA SE MEU RESULTADO DEU UM S "BAIXO"?


A palavra "baixo" nesse contexto não se trata de algo positivo ou negativo. Ela apenas traduz o fato de que, no gráfico, há uma linha do meio e o ponto está localizado abaixo dela. Além disso, tudo o que está localizado abaixo da linha é importante para intensificar outras características. Caso o seu resultado indique um S menos intenso, é possível que você se identifique com adjetivos como esses:


Dinâmico, Flexível, Inquieto, Alerta... entre outros.

Geralmente pessoas com essa característica tendem a, por exemplo, serem mais ativas. Será que um "baixo" S se daria bem em um cargo como o de Médico, por exemplo? Depende, se as atividades forem voltadas ao atendimento de pacientes em um hospital durante emergências, as chances são grandes. Esse perfil pode ter facilidade com atividades em que há a necessidade de pensar e agir rapidamente.



Se você tem um perfil como esse, pode ser que ambientes de trabalho com cronogramas muito rígidos e atividades previsíveis te desmotivem. Assim, vale guardar essa informação ao pensar em mudanças na carreira para que você possa ocupar um cargo com atividades que aproveitem o que você tem a oferecer.


Importantíssimo: não é possível avaliar uma pessoa com base em apenas uma característica. A metodologia DISC considera 4 letras, cada uma representando uma característica: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Aqui neste artigo abordamos características introdutórias e gerais, mas apenas a interpretação da combinação dos 4 fatores (e suas intensidades) nos dará um parecer confiável. Nada de tomar decisões de carreira com informações pela metade, combinado? :)


-


Se você também quer tomar decisões de carreira com base em dados, fale comigo! Desde 2019 sou certificada pela Thomas International Brasil a aplicar e dar devolutivas do PPA (teste de perfil com base na metodologia DISC, auditado pela Federação Europeia de Associações de Psicólogos). Ele será a base da nossa análise, em que te ajudo a se conhecer melhor, bem como planejar os próximos passos do seu desenvolvimento - sempre de acordo com o que você deseja alcançar.


-


Vamos juntos construir a carreira que você quer ter?


Marque aqui alguém que vai gostar desse artigo. Vou adorar ler seus comentários ou dúvidas!


-

Artigo publicado originalmente aqui.

bottom of page